Provins, França

Adoramos Paris. Muito! Mas desde que descobrimos o interior da França, suas pequenas vilas e cidades medievais, passamos a adorar desbravar este mundo e viajar no tempo, vendo novas paisagens e ampliando horizontes.

Provins é uma cidade que está há cerca de 80 minutos de trem de Paris. Descobrimos recentemente que ela se localiza dentro da zona 5 do transporte da região de Paris. (Aqui você pode ver melhor este lance das zonas: https://www.ratp.fr/plan-rer-et-transiliens) Para circular de Paris por/para cada zona, o valor da passagem é diferente. Porém, recentemente, o passe Navigo (cartão semanal ou mensal que dá direito a andar em todos os meios de transporte público de Paris e região: bus, metrô, bonde, RER e trens) passou a abranger, pelo mesmo preço que andar dentro de Paris e periferia mais cercanias (zonas 1 e 2), todas as 5 zonas sem custo adicional. Perfeito!

Estando em Paris por algumas semanas entre julho e agosto de 2017, programamos uma semana para circular por cidades vizinhas de Paris. Estivemos então em Épinay-sur-Seine, ao norte; Sceaux e Fontainebleau, ao sul; e Provins, ao sudoeste (Disney Paris tava na lista, mas faltou energia na semana). Tudo por conta do Navigo.

Pegamos o trem na Gare de l'Est, e seguimos a Provins. Lá, desembarcamos e fomos em busca de um Office de Tourisme. Tinha visto pela internet que havia um próximo à cidade antiga e lá fomos nós flanando pela cidade pra obter um adorado mapa em papel e informações sobre o local.

Fomos nos achando e nos perdendo, muitas fotos aqui e acolá, pedindo algumas informações, indo até cansar e chegar no alto da cidade e encontrar o tal do Office de Tourisme.

Vista desde a cidade baixa.

Na parte baixa da cidade, a mistura de arquitetura antiga, flores, alguns riachos e uma cidade em sua vida.

Nos perdermos pela cidade baixa nos permitiu ver para além da parte mais turística, tanto que em várias ruas éramos nós e alguns moradores apenas.

O tempo está por tudo: "Hospedaria da Cruz de Ouro fundada em 1270 - Boa mesa."

Para chegar ao escritório de turismo, atravessamos uma parte da cidade medieval mais turística e saímos pela muralha. Achamos o tal Office e tomamos informações sobre locais de visitas e espetáculos que haviam. Já passava de meio-dia, a fome batendo, resolvemos sentar num dos restaurantes na pracinha central da cidade murada (Place du Chatel) e almoçar. A garçonete logo foi avisando que iria demorar. Mas tudo bem, a fome não nos deixaria seguir pelo dia, precisávamos descansar um pouco, e o tempo presente em cada pedra da cidade nos dizia para relaxar. Afinal, um lugar que passou a ser edificado antes do século IX d.C. deve ter algo a nos ensinar sobre o tempo.

Porte Saint-Jean
Há quatro visitas pagas na cidade, cada uma custando em média 4 euros: Torre de César; Subterrâneos e o Hôtel-Dieu; Museu de Provins; e La grange aux dîmes (casa medieval com manequins e cenografia para visita com audioguia). Se pagar pelo passe que dá direito a entrar em todas, custa 12 euros. Considerando o tempo e que também queríamos assistir um dos espetáculos (por que não daria tempo de assistir os dois espetáculos - um com águias e outro com cavalos e cavaleiros-, fazer alguma visita e ainda almoçar), optamos por visitar o subterrâneo e a Torre de César.
mapa de Provins
Decidimos começar pelo subterrâneo, que já havíamos passado na frente ao subirmos pra cidade medieval. Mas não resistimos em ir fotografando muito na descidinha até lá. Ao chegarmos, descobrimos que a visita do horário já havia começado e que a seguinte estava já lotada.... Um pouco de frustração pela nossa falta de programação, mas fomos tomar a cidade! Resolvemos visitar então o Collegiale de Saint-Quiriace, do século XII, atentos ao seu exterior imperativo na paisagem urbana em seu interior que, como todas estas igrejas francesas,é imenso e imponente.

Púlpito em madeira entalhada. Impressiona os arcos ogivais e a dimensão da nave.

Dali fomos pra visita da Torre de César, o xodó da cidade, também iniciada no século XII, com diferentes etapas de ampliação. Já no começo há painéis mostrando a evolução e ampliação da edificação ao longo do tempo. Fomos seguindo corredores, salas maiores, escadas e escadinhas (algumas que às vezes nos perguntamos como alguém consegue passar por ali), olhando por janelas e janelinhas, vendo diante de nós a paisagem longínqua e a cidade ao redor.
No final, há um vídeo contando a história do prédio utilizando ilustrações em estilo medieval.

Tour Cesar

Detalhe da Torre de César.

Vista desde o alto da Torre de César.
Vídeos contanto a história da cidade e da construção da torre.
Há indícios de ocupação humana no local desde o paleolítico. Como cidade, Provins é considerada como a terceira criada na França, depois de Paris e Rouen. Estima-se que no século X ela tinha 80.000 habitantes. É mole?

De olho no relógio, seguimos para o espetáculo Les aigles des remparts [As águias das muralhas]. Com as muralhas como cenário de fundo, o espetáculo inclui a presença ainda de alguns outros animais como dromedário, cavalos e lobos. Com figurinos variados, trilha sonora e diferentes dinâmicas (com textos e músicas mais emotivos ou cômicos), com alguns vôos rasantes sobre o público, arrancando suspiros e sorrisos, foi muito bonito o espetáculo. São diferentes aves de rapina, de águias e falcões, à corujas, abutres e outros mais. O chuvisco durante o espetáculo não chegou a atrapalhar. Valeu os 12 euros para adultos e 8 euros para crianças.

Após o espetáculo, a saída atravessa o local onde os animais vivem, o que permite ver os animais mais de perto, saber seus nomes e locais de habitat natural.
Não poderíamos ir embora de Provins sem andar um pouco sobre as muralhas. Um pouco ali perto, vimos uma subida (próximo a Porte de Jouy), que nos dava uma visão do alto tanto do exterior quanto do interior em nova perspectiva.
Torre de César e Collegiale de Saint-Quiriace visto desde o alto a Porte de Jouy com um chuvisco
Descemos a muralha e continuamos acompanhando-a um pouco. Já não haviam mais turistas e seguimos tranquilos pelo Trou au Chat até vermos esta outra porta de saída lateral cujo caminho ainda levava convidativo a longe.

O trem para Paris é de hora em hora, e tendo ainda tempo, resolvemos voltar a pé, mesmo sabendo de um ônibus que poderíamos tomar ali perto do Office de Tourisme. Com isso, ainda entramos em alguns comércios vendo objetos rústicos decorativos e a livraria medieval, especializada no assunto. Ao passarmos pela Place du Chatel, o comércio já estava fechado e não passava muito das 18h. Considerando que é verão, e nestes dias tem escurecido por volta de 22h...

A Livraria medieval é descendo uma longa escadinha por esta porta... muito bonita.
No caminho, já na cidade baixa, compramos uns lanchinho num supermercado e seguimos pra Gare (estação de trem). Foi daí que vimos que logo ali havia outro Office de Tourisme. Enfim, teríamos ganhado um pouco mais de tempo se tivéssemos ido ali logo na chegada, mas provavelmente perderíamos a parte mais viva de Provins, ficando nesta parte mais turística medieval.

Provins tem um calendário de eventos, atividades e espetáculos em torno dos temas medievais. Vale a pena conferir. Existem diversas cidades na França com festas medievais muito bacanas, como também a de Laon, cerca de uma hora e meia de Paris ao nordeste, na região de Champagne.
Nem de perto esgotamos Provins. Acho que valeria a pena voltar, e chegar mais cedo!

Site do Office de Tourisme de Provins: http://www.provins.net/fr/site-officiel-de-loffice-de-tourisme.html